top of page

PISCINA DE BORDA INFINITA

  • Foto do escritor: Iza
    Iza
  • 28 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de out. de 2019

DESCUBRA COMO FUNCIONA UMA PISCINA DE BORDA INFINITA E SE INSPIRE COM ALGUMAS IMAGENS.


Piscina do Hotel The Cambrian, na cidade de Adelboden, Suíça. Fonte: https://go.hurb.com.

Uma piscina de borda infinita posicionada no local correto pode fazer toda a diferença em um projeto. Esse tipo de borda é utilizado quando se deseja valorizar a paisagem que está diante da piscina. As bordas de uma ou mais paredes da piscina fica exatamente no nível da água de forma que não aparecem. Quem aprecia a paisagem, portanto, não vê o "fim" da piscina. Por isso chamamos esse modelo de piscina de borda infinita.


Piscina de um hotel em Bali, Indonésia. Fonte: https://go.hurb.com.

Arquitetos e designers se divertem com as possibilidades de formas e cores de acordo com a paisagem a ser contemplada e geram verdadeiras obras de arte. Seja "emendando" com mares e lagos, florestas e campos ou com uma "selva" de prédios, não há lugar em que uma piscina assim não chame atenção.


Piscina na cobertura do Thera Ibirapuera a 80m de altura e de frente para o Ibirapuera (São Paulo). Fonte: https://live.apto.vc.

COMO FUNCIONA


Para a piscina ter o efeito de borda infinita e os usuários não conseguirem ver as bordas, a piscina deve está sempre cheia. As piscinas de borda infinita possuem uma espécie de calha que coleta toda a água que transborda as paredes de "borda infinita".


Nos croquis abaixo, são apresentados alguns dispositivos necessários para o funcionamento de uma piscina de borda infinita.

Planta baixa de uma piscina de borda infinita.

Corte AA.

Calha coletora


Ao entrarem pessoas na piscina, parte da água da piscina transborda e cai na calha coletora de água. A calha deve se estender por toda a "borda infinita" para coletar toda a água transbordada e conduzir até um tanque de compensação. São instalados "drenos" por toda a extensão da calha para fazer a condução da água.


É comum se utilizar seixos nas calhas pois melhoram o visual e ajudam a filtrar folhas ou outros objetos que podem obstruir os drenos.


Tanque de compensação


Reservatório de água que recebe a água transbordada e armazena até a bomba de compensação ser acionada e retornar essa água para a piscina.


Bomba de compensação


A bomba que estará ligada ao tanque de compensação deve ser automatizada para em determinada condição, retornar a água para a piscina. Pode ser instalado um sensor de nível por exemplo para detectar quando o nível da água abaixar e ativar a bomba para retornar toda a água extravasada para a piscina. Dessa forma, quando os usuários saírem da piscina, o nível da água começará a ser restabelecido novamente.


Bocal de retorno de compensação


Dispositivo que dá acabamento ao tubo que retorna a água do tanque de compensação para a piscina. Seu diâmetro deve ser calculado conforme o volume a ser retornado para a piscina e a descrição da bomba de compensação.


Ralo de fundo


O ralo de fundo é presente em todas as piscinas. Ele tem a função de conduzir a água da piscina à outra bomba para fazer a circulação e tratamento da água.


Devido a vários acidentes envolvendo ralos de fundo, aconselha-se usar grandes "anti-turbilhão".


Bomba e sistema de tratamento


A bomba da piscina é responsável por succionar a água pelo ralo de fundo para passar pelo sistema de tratamento e retornar para a piscina.


Existem várias soluções para tratamento de piscina, como tratamento por cloro, íons, raios ultravioleta, ozônio, dentre outros. O sistema deve ser escolhido de acordo com as características de cada piscina (volume de água, uso da piscina, etc).


Bocal de retorno


Tem a função de retornar a água tratada que está sendo bombeada de novo para a piscina. É o mesmo dispositivo de acabamento utilizado para o bocal de retorno de compensação, se diferenciando apenas por estar ligado a um sistema a parte.


Bocal de aspiração


É utilizado para acoplar uma mangueira de aspiração que coleta impurezas que eventualmente ficam acomodadas no fundo da piscina.


Refletores


Apesar de não fazer parte do sistema hidráulico da piscina, os refletores merecem ser mencionados aqui por serem um elemento importante e presente em quase todas as piscinas. Durante a noite, os refletores dão um ótimo efeito estético, além de ser um fator de segurança chamando atenção para as bordas da piscina e viabilizando ver o fundo da mesma.


DETALHES DE INSTALAÇÃO


É muito importante estudar e já definir todos os detalhes da piscina como sistema estrutural, método construtivo, tipo de impermeabilização, instalação de corrimãos e escadas e os dispositivos necessários para o funcionamento da piscina. É fácil encontrar lojas online especializadas em produtos para piscina onde pode-se comprar praticamente todos os dispositivos mencionados nesse post e onde encontram-se recomendações de instalação e dimensionamento desses itens.


As imagens abaixo apresentam detalhes construtivos de alguns dispositivos mencionados.


Detalhe construtivo para instalação de bocais de aspiração e retorno. Fonte: https://loja.sodramar.com.br.

Detalhe construtivo e de instalação com tubo de refletores. Fonte: https://loja.sodramar.com.br.


Gostou do post? Deixe seu comentário!

1 Comment


Thiago hilário
Thiago hilário
Feb 24, 2021

Muito top!!!! Parabéns minha querida!!!! Muito sucesso pra você!!!!!

Like
bottom of page